A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001 é mais simples do que inicialmente possa parecer, e quanto melhor se entender o seu propósito, mais sentido a mesma faz.
Muitas vezes a primeira reação quando se fala em implementação de Sistemas de Gestão de acordo com uma determinada norma a alguém que não domina o assunto, é de repúdio.
Para começar, há que entender o objetivo de cada uma delas, por exemplo a ISO 9001, visa aumentar a Satisfação do Cliente, mas também demonstrar que a organização fornece produtos e serviços de forma consistente que satisfazem os requisitos do cliente, e as suas obrigações legais.
Do ponto de vista do Cliente, uma empresa que tem o seu sistema de gestão da qualidade certificado, transmite uma maior confiança e credibilidade, sendo muitas vezes um requisito exigido a fornecedores de produtos e/ou serviços.
Do ponto de vista das empresas, quando uma empresa decide adotar um Sistema de Gestão da Qualidade e Certificá-lo de acordo com o referencial ISO 9001 fá-lo, normalmente:
• Por visão/decisão estratégica da administração;
• Porque os seus concorrentes já têm o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado ou não tendo, poderá ser este um fator de diferenciação e obtenção de novos clientes;
• Porque os seus clientes o valorizam ou exigem.
No entanto, e não pretendendo tirar importância aos motivos acima, há outras vantagens da Certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade.
As empresas ao aplicarem os Princípios da Gestão da Qualidade, a Abordagem por processos utilizando o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e o pensamento baseado em risco descrito na norma, ficam munidas de ferramentas para se tornarem mais eficientes, poupando tempo e dinheiro, mas também para se manterem a par e no cumprimento das suas obrigações legais.
A expansão de mercado poderá ser outra vantagem, assim como uma melhor imagem perante seus colaboradores e outras partes interessadas.